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  • ooppah!

Smash, Plaft, Pow!!! Tapas e Socos em cena

Como dar um tapa em novela!… O ator habituado com o palco eventualmente dá um tapa real, treinando inúmera vezes pra não machucar o colega. Mas em cinema e TV a coisa tem que ser diferente, por alguns motivos: primeiro, quase sempre são vários takes pra concluir a cena, portanto, sendo um tapa real, haja bochecha pra aguentar tanto tabefe, né? Além do rosto

ir se tornando mais vermelho a cada take! Imagina o fim da cena?! Segundo: é instintivo o “agressor" aliviar um pouco a violência pra não machucar de verdade o amigo, o que prejudica a força dramática que aquele gesto precisa representar. Terceiro: se os

atores/atrizes tiverem suas questões pessoais depois de quase um ano de convivência árdua no dia a dia de uma novela, aquela é a oportunidade ideal pra acertar contas, acredite! Então pára tudo e vamo fazer da maneira certa.

Tapas e socos devem ser sempre coreografados por alguém de fora da cena (ou dublê de ação ou o próprio diretor) pra parecer uma agressão sem risco pros artistas. A dupla se posiciona afastada de forma que o agressor possa deferir o golpe com toda a força, fazendo um arco com o braço, passando a mão em frente ao nariz do colega, e esse vai jogar a cabeça pro mesmo lado, em sincronia. A posição das câmeras por cima dos ombros dos atores e uso de lentes apropriadas vai nos dar a impressão da proximidade dos atores e o toque final vai ser dado pela sonoplastia, com o típico som de tapa ou soco, na pós-produção. Pronto! Mais um truque revelado!…


por A. Klemperer


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